Pense em todas as vezes em que sua família lhe deu um conselho para se matricular na faculdade depois de obter o diploma do ensino médio e passar quatro anos morando em um quarto com dificuldade de respirar, privado de sono e doente por causa do ramen você comeu. Com que frequência você lê um artigo ou assiste a um vídeo motivacional em que uma pessoa idosa diz a você como a educação é valiosa? As chances são, com muita frequência.

Mas a triste verdade é: os jovens estão gastando dezenas de milhares de dólares em uma educação que não oferece garantias e geralmente pode ser realizada a partir do conforto de suas casas a um custo muito menor. E, às vezes, não há custos, especialmente com o campo de marketing e várias outras indústrias. Hoje, eu gostaria de oferecer uma alternativa de como obter educação sem adormecer em uma mesa por quatro anos seguidos. E usaremos o marketing como exemplo.

Esqueça tudo o que lhe foi dito sobre a faculdade

Desde a infância, nossos pais e avós repetiram o mesmo conselho de vida como se fosse um mantra: “Você precisa ter um ensino superior”.

Em retrospectiva, o conselho em si é bastante valioso. Dependendo do setor selecionado, você pode conseguir um emprego decente com alto potencial de ganhos depois de passar de dois a quatro anos na faculdade ou universidade. Você também pode procurar emprego por muitos anos antes que uma oportunidade aceitável surja. Mas geralmente, quase todo adulto quer que você vá para a faculdade.

Existem, no entanto, certos campos da carreira em que a educação formal nem sempre é uma necessidade. Ou pelo menos não há necessidade de ir para a escola em período integral, mal conseguindo passar e depois se formar com uma enorme dívida estudantil. Você tem alternativas. Se você deseja se tornar médico ou advogado ou aprender um ofício que exige trabalho e prática físicos, como canalizações, provavelmente você deve se inscrever nas escolas. Dito isto, existe uma maneira diferente.

Marketing na internet, Ganhar dinheiro com marketing, Vender na internet, Ganhar dinheiro na internet, Dinheiro com Marketing Digital

A educação on-line é tudo hoje em dia

Uma das melhores decisões que tomei na minha vida foi mudar para estudar online. Por que perder tempo se preparando, viajando e depois adormecendo em uma palestra por três horas de cada vez, quando você pode estudar no conforto de sua própria casa? Novamente, se você deseja se tornar um especialista em medicina ou um oleiro, ignore isso, embora até estudantes de medicina e aspirantes a oleiro possam assistir a determinadas aulas on-line em vez de visitar o campus.

Nos dias modernos, muitas instituições de ensino estão oferecendo uma opção de estudo on-line. Mas havia alguns sites que foram pioneiros nessa idéia muito antes de se tornar uma prática comum, e tornaram possível estudar em centenas de escolas diferentes ao redor do mundo. Estou falando do Coursera e do EdX.

Por que o Coursera e o EdX merecem seu tempo e reconhecimento

Por favor, não pense que estou tentando vender uma coisa para você. Essas organizações não têm programas de referência e não estou me beneficiando de nada. Simplificando, sou um grande apoiador da iniciativa de estudo on-line há muitos anos, aproximadamente desde 2010. Estudar em casa pode facilitar drasticamente a sua vida.

A ideia por trás desses sites é brutalmente simples: você registra uma conta, encontra uma turma de que gosta, se inscreve – e é isso. Você pode começar a aprender agora ou pode voltar no próximo mês, se desejar. A maioria das aulas é oferecida no ritmo do seu próprio ritmo, o que significa que você não precisa seguir um cronograma ou prazo específicos. No final da aula, você aprende habilidades valiosas e obtém conhecimento proveitoso. Se você deseja ter um certificado formal de conclusão do curso, eles cobram por isso, mas nem sempre é uma taxa completa.

Quando é gratuito e quando devo pagar?

Dependendo do site e do programa que você escolheu, pode haver uma taxa ou taxa de matrícula completa. Vamos revisar as duas organizações para determinar os custos.

Quanto custa o EdX

As aulas regulares nesta plataforma, sem o certificado oficial, são gratuitas. Caso você exija um documento real, como um certificado ou diploma, há um custo associado a ele. O mestrado na EdX apresenta uma lista de mestrados oferecidos a alunos em potencial, e os custos das mensalidades são bastante razoáveis.

Os cursos de educação profissional também são pagos: no momento, eles oferecem dois deles e cada um custa US $ 2.500. O mesmo se aplica aos programas de certificados profissionais com custos variados: o gerenciamento de bibliotecas públicas custa US $ 392, enquanto o gerenciamento de riscos nos mercados bancário e financeiro está listado em US $ 544. A boa notícia é que, às vezes, eles oferecem vendas e descontos. Quando se trata dos cursos regulares que você fez de graça e decidiu que um certificado oficial beneficiaria mais você, esses valores variam entre US $ 50 e US $ 300.

A melhor coisa que eu amo no EdX é que eles têm ajuda financeira. Sim, você ouviu corretamente. Você pode solicitar assistência financeira e, se aprovada, a organização cobrirá até 90% da taxa. As instruções de inscrição estão destacadas aqui: Como solicito assistência financeira ?. Não acredito que eles ofereçam ajuda para aulas de nível mestrado, mas, dependendo do país de residência e de outros fatores, um aluno em potencial também pode receber assistência.

Quanto custa o Coursera

Certos cursos são gratuitos, outros não. O Coursera cobrará por:

Certificados Master-Track – por exemplo, o programa UX Design, que custa US $ 3.000. O custo difere de programa para programa.

Certificados profissionais, como o IBM Applied AI Professional Certificate, com uma taxa que varia de US $ 29 a US $ 99 por mês.

Especializações como The Art of Sales: Mastering the Selling Process Specialization. A taxa também está entre US $ 29 e US $ 99 mensais.

Certificados formais. Por exemplo, se você deseja aprender sobre Marketing e escolher Marketing Analytics, mas não precisa de um certificado, ele é gratuito. Se você deseja obter um certificado oficial para pendurar na parede, há uma taxa de US $ 75.

Semelhante ao EdX, o Coursera às vezes pode aliviar o ônus financeiro: consulte o processo de solicitação de auxílio financeiro.

Como se tornar um especialista em marketing, de graça ou a um custo menor

Vamos ser sinceros: em comparação com o quanto as faculdades e universidades cobram nas mensalidades, quase qualquer alternativa seria mais barata. Mas a verdade é que talvez você nem precise pagar por sua educação. Trabalhar no setor de marketing nem sempre exige um grau de certificado, dependendo do tipo de trabalho que você está procurando. Se você está se candidatando a um emprego com esses requisitos, pode ser difícil. Mas se você deseja se tornar um especialista em mídia social para uma pequena empresa, sua experiência é mais valiosa do que qualquer outro nível. O cliente não procurará diplomas e diplomas sofisticados; eles se concentrarão no conhecimento e no que você tem a oferecer. Portanto, utilizar sites como EdX e Coursera para aprender sobre estratégias de marketing e adquirir habilidades práticas deve ser o objetivo principal.

Marketing na internet, Ganhar dinheiro com marketing, Vender na internet, Ganhar dinheiro na internet, Dinheiro com Marketing Digital

Vamos escolher aulas de marketing

Passando para a parte prática deste artigo: permita-me listar os cursos e diplomas que você pode considerar se desejar aprender sobre marketing, ou talvez até mesmo pagar uma pequena taxa pela obtenção de comprovante de escolaridade.

Coursera:

Análise Estratégica de Negócios, nível: Especialização. Custo: teste gratuito de 7 dias, seguido de uma taxa mensal de US $ 45. Opção de aprendizado individualizada.

Mais quatro cursos relacionados ao Marketing, nível: Certificação. Custo: teste gratuito de 7 dias, seguido de uma taxa mensal de US $ 45. Opção de aprendizado individualizada.

EdX:

Curso de Gestão de Marketing. Custo: grátis (sem certificado) ou US $ 150 (com certificado).

Fundamentos de marketing: quem é seu cliente? Custo: grátis (sem certificado) ou US $ 199 (com certificado).

Estratégias de Marketing Online. Custo: grátis (sem certificado) ou US $ 199 (com certificado).

Análise de Segmentação de Mercado. Custo: grátis (sem certificado) ou US $ 99 (com certificado).

Análise de Marketing: Análise Competitiva e Segmentação de Mercado. Custo: gratuito (sem certificado) ou US $ 249 (com certificado).

Marketing Digital: Gerente de Conteúdo e Comunidade. Custo: grátis (sem certificado) ou US $ 49 (com certificado).

Muitas outras classes podem ser encontradas aqui.

Existem outras plataformas que você pode usar

Apesar de gostar de EdX e Coursera e sugeri-los a todos que trazem educação e avanço na carreira, sei que existem outras fontes. Existem muitas aulas na internet, incluindo vídeos gratuitos do YouTube, que permitem que você use as histórias de sucesso de outras pessoas para aprender truques de marketing. Você deve sempre pesquisar e decidir o que funciona para você.

Recentemente, comecei a usar o Udemy para aprender design gráfico e ainda não tenho feedback, mas você pode encontrar algumas aulas interessantes por lá. Muitos deles custam cerca de US $ 200, mas a Udemy costuma ter grandes vendas; acabei pagando US $ 15 por aula.

Se você é um viciado no YouTube como eu, pode ter se deparado com o Skillshare patrocinando vários criadores. Testei-o por alguns meses, mas não tive tempo de investir totalmente no aprendizado de novas habilidades na época. Dito isto, é uma fonte sólida.

Meu empregador anterior, assim como minha antiga faculdade, oferecia acesso gratuito ao Lynda, que é outro site repleto de aulas. Lembro-me de tomá-los há muitos anos, e eles são simples e curtos, mas não posso dizer que aprendi algo prático. O mesmo se aplica às aulas do LinkedIn: elas existem e são semi-úteis, mas não vi uma boa “taxa de retorno” nelas.

Não tenho dúvida de que existem muitos outros sites tentando nos vender cursos on-line, mas é com esses que tenho uma história. Se você tem uma opinião ou conhece uma fonte fantástica, compartilhe conosco na seção de comentários!